Locatários

Documentação

DOCUMENTAÇÃO PARA CADASTRO

(Imprimir Frente e Verso)
Antes da documentação, fazer a reserva do imóvel junto a imobiliária.

Formas de Garantia

VEJA AQUI AS FORMAS DE FIANÇA

1) FIADOR:
Toda a documentação é exigida conforme (RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA CADASTRO PESSOA FISICA / JURIDICA), que consta no site da imobiliária – www.moedaforte.com.br. Se o fiador possuir imóvel quitado fora de Curitiba, “poderá” sofrer analise por parte do jurídico/administrativo da imobiliária, para possível aprovação ou não.
Não pode o FIADOR, ser cônjuge do locatário e obrigatoriamente deverá possuir imóvel quitado e comprovar renda mínima de 3 (três) vezes o valor da locação.

2) SEGURO FIANÇA E TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO – TEMOS DUAS OPÇÕES:
É necessário ao cliente enviar a documentação diretamente a seguradora, o cadastro, aprovação ou não, e custos, as informações são todas com a seguradora, não pela imobiliária.

a) Mitra Corretora de Seguros:
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 809, conj. 809 – 8º andar / Curitiba – PR
CEP: 80.060-100
Fones: (41) 3023.4235 / 9999.1350
eliziane@mitraseguros.com.br
mitra@mitraseguros.com.br
www.mitraseguros.com.br

b) AlugueBens:
Endereço: Rua Ébano Pereira, 481, Centro / Curitiba – PR
CEP: 80.410-240
Fones: (41) 3016.3062 / Fax – 3091.2474
www.aluguebens.com.br
aluguebens@terra.com.br

“Titulo de capitalização são 6 x o valor do aluguel bruto (deposito)”

Manual do Locatário

ORIENTAÇÕES PARA ENTRAR NO IMÓVEL

COPEL: É de obrigação de o locatário pedir a ligação da luz (até às 17h30min) num posto de atendimento da Copel. É exigência da Copel que tenha alguém no imóvel ou seja de fácil acesso (por exemplo: sem cadeado no portão).
• Verificar se todos os bocais e tomadas estão funcionando
• Verificar se a chave geral esta ligada
• Verificar a voltagem dos pontos de luz (110W ou 220W)

SANEPAR: É de obrigação de o locatário fazer junto a Sanepar efetuar a transferência de nome e pedido de re-ligação.
• Verifique se o Registro geral do cavalete de água esta aberto, permitindo assim o bom funcionamento de torneiras, descargas e chuveiros. Se não funcionar, verificar se tem registro dentro do imóvel.

MUDANÇA: Solicitar a transportadora, empresa de mudança, ou quem for, para não estacionar o caminhão em cima de calçadas, evitando danos a calçada.

CHAVES: É de sua escolha, mas orientamos fazer mudança do segredo da fechadura.

PAGAMENTO DOS ALUGUEIS: O vencimento do aluguel será sempre no dia “10” de cada mês. Começa a contar desde a data da vigência do contrato de locação.
• Os alugueis poderão, com o boleto bancário em mãos, ser pagos em qualquer Agência Bancária, Lotéricas ou Via Internet.
• O boleto bancário será enviado no endereço do imóvel. Caso não receba até o dia 05 de cada mês, você poderá tirar pelo site – www.moedaforte.com.br – ou nos envie um e-mail – moedaforte@moedaforte.com.br - solicitando que enviaremos por e-mail mesmo a segunda via.
• Após o vencimento, será perdido o desconto/bonificação e será acrescido de encargos.
• Depois do 20º (vigésimo) dia do vencimento, tanto Locatário e Fiador, terão os nomes incluídos no SPC e SERASA, e será enviado ao departamento jurídico que irá cobrar além do valor do boleto mais os honorários advocatícios.
• São de responsabilidade do Locatário, os pagamentos de: Aluguel, água, luz, Iptu, condomínio, seguro contra incêndio e vendaval.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Não fazemos movimentação financeira na imobiliária, não recebemos aluguel no escritório. Por motivo de segurança.

CONDOMÍNIO: Quando houver cobranças de taxas extras no condomínio e pagas pelo locatário mas que são de responsabilidade do proprietário do imóvel, por gentileza enviar para a imobiliária os comprovantes por e-mail – moedaforte@moedaforte.com.br - até o dia 15 de cada mês. Assim poderá ser feito os ajustes necessários e desconto no próximo boleto de pagamento. Se não enviado até a data estipulada ficará para o mês subseqüente.
• Quando o primeiro condomínio vencer por ocasião desta locação, se não for integralmente do Locatário, deverá entregar na Imobiliária junto com o valor que cabe ao Locatário com pelo menos 2 dias de antecedência do vencimento, ou, poderá o Locatário pagar integralmente e apresentar na Imobiliária até 2 dias depois do vencimento, para ser feito o reembolso de imediato da valor cobrado indevidamente, em dinheiro ou conta corrente bancária.

RELATÓRIA DA VISTORIA: O prazo é de 05 (cinco) dias para que o Locatário, a partir da data da entrega das chaves confira o relatório de vistoria de entrada, caso venha a constatar alguma diferença ou alteração necessária, favor enviar por escrito ou via e-mail para a Imobiliária.
• Se receber o imóvel com pintura nova, devera o Locatário da mesma forma, entregar com pintura nova, mesmas cores, padrão e tipo de tinta.
• Pisos e Azulejos cerâmicos, cuidar para não perfurar e retirar, assim se evitando ao máximo qualquer dano, uma vez que sendo difícil a substituição da peça avariada por muitas vezes não se encontrar do mesmo modelo e tipo, acarretará ao Locatário elevados custos.
• Carpetes / pisos laminados e outros, se estragados devem ser trocados, pela mesma cor e padrão (em todo o ambiente onde houver sido danificado, ou se for o caso em todo o imóvel, quando não combina com o original).
• OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Reclamações sobre o Laudo de Vistoria, que não forem apresentadas por escrito dentro do prazo acima e determinado pela imobiliária, serão automaticamente desconsiderados.

BENFEITORIAS E REFORMAS: É proibido ao Locatário realizar qualquer obra ou modificação no imóvel sem antes comunicar a Imobiliária, esta comunicará o proprietário que é quem autorizará ou não.

CONSERVAR O IMÓVEL: É dever e obrigação do Locatário em zelar, cuidar do imóvel e o que tiver nele.
• Se por motivo do uso normal no decorrer da locação forem necessários reparos no imóvel, tais como, rede de esgoto, água fluvial, desentupir canos, limpar calhas e ralos, manutenção de jardim e calçadas (passeio se houver).
• Aquecedores: por conta do Locatário a revisão e limpeza devem ser feitas a cada 6 (seis) meses. Quando da entrega do imóvel terá que apresentar laudo de revisão em dia.
• Eletrodomésticos: por conta do Locatário, quando da entrega do imóvel se houver eletrodomésticos deverão ser revisados por empresa autorizada para este serviço.
• Animais: deverá o Locatário estar autorizado pelo proprietário, caso mantenha animais dentro do imóvel, será obrigado a efetuar a troca do carpet, lixamento de tacos e assoalhos (seguindo as orientações acima RELATÓRIO DE VISTORIA), se mantiver os animais na parte externa terá de efetuar reparos da pintura de muros e paredes externas, repor a vegetação e grama, quando estragados por estes.
• Vaso Sanitário: Orientamos não jogar dentro do vaso coisas tais como, papel higiênico, absorventes, aromatizantes, sabonetes e outros...... Assim não correrá o risco de entupir o vaso sanitário.

LOCAÇÃO COMERCIAL: É de total responsabilidade do Locatário se informar e solicitar o Alvará de funcionamento junto a Prefeitura Municipal, não é responsabilidade da imobiliária.
• Se a fachada for modificada ou feitas benfeitorias, salvo se o proprietário quiser que permaneçam. Deverá o Locatário restabelecer a fachada da forma que estava.

Desocupação

ORIENTAÇÕES E DICAS PARA ENTREGA DAS CHAVES E VISTORIA

Se o contrato de locação for de prazo “indeterminado”: É necessário ser encaminhado a Moeda Forte Imóveis Ltda um aviso por escrito informando a intenção da desocupação do imóvel, mas com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência.
Se o contrato estiver dentro da vigência prazo “determinado”: É preciso contatar com a Moeda Forte Imóveis, no departamento de administração, para maiores informações.

Vistoria de Entrega: A imobiliária após receber as chaves irá encaminhar a vistoria, que será feita por uma empresa terceirizada em até 72 horas.
Lembrete importante: Para o momento da vistoria, o imóvel deverá obrigatoriamente estar limpo, organizado e com a pintura na mesma condição conforme consta na "Vistoria Inicial".

Observação Importante !!!!!!!
Caso o imóvel tenha sido locado com a pintura nova, deverá ser devolvido nas mesmas condições.

a) Se houverem riscos no piso, deverá buscar orientação com um profissional especializado para ser feito o lixamento ou troca de lâminas.

b) Se houverem instalação de antena de TV, deverá solicitar junto à empresa responsável ou contratada, a retirada desta antena. É imprescindível o acompanhamento de tal serviço para se evitar algum dano ao telhado.


Reparos, consertos, pinturas e outros:

É de inteira responsabilidade do locatário (a), efetuar os consertos que forem necessários e comunicar expressamente a Moeda Forte Imóveis Ltda assim que sejam terminados os serviços, para que assim possa ser agendada a segunda vistoria, “Vistoria Final”, e nessa vistoria será verificado se o imóvel se encontra nas mesmas condições da “Vistoria Inicial”.

Caso venha a serem encontradas divergências entre a vistoria inicial (entrada) e a vistoria final (de saída), até que sejam sanadas essas divergências, reparos e consertos, o aluguel e demais encargos, tal como: água, luz, condomínio e Iptu, continuarão sob a responsabilidade do locatário (a), até acontecer a entrega definitiva do imóvel.

Depois de concluída e aprovada a “Vistoria Final”, o locatário (a) deverá se dirigir a Moeda Forte Imóveis Ltda, para assim efetuar a entrega das chaves do imóvel e antes também fazer os procedimentos a seguir descritos para apresentar junto com as chaves:

1) COPEL – No próprio relógio/medidor efetuar a leitura e solicitar o “DESLIGAMENTO / CONSUMO FINAL”. Se houver alguma alteração de voltagem (110V e 220V), é necessário se deixar como estava inicialmente o imóvel.

2) SANEPAR – Pedir a suspensão temporária da água junto a SANEPAR, deverá ser apresentado a Moeda Forte Imóveis Ltda tal documento comprovando a suspensão, mais as 03 (três) ultimas faturas pagas e certidão negativa de débitos.

3) CONDOMÍNIO (quando houver) – Apresentar a Moeda Forte Imóveis uma declaração do Síndico (com nome, telefone e carimbo do mesmo) ou uma declaração da administradora, para comprovação de que não há débito referente ao imóvel, à sua unidade.”TAXA DE MUDANÇA”: Solicitar que a taxa de mudança (quando houver) seja cobrada em um boleto a parte, entregar a taxa quitada na rescisão do contrato de locação, ou na declaração da administradora ou do síndico, solicitar que informem o valor da taxa de mudança.

4) DEVOLUÇÕES EXTRAS - (Fundo de Reserva / Obras em Condomínio)
Se caso o locatário (a) não venha a solicitar no período de vigência do contrato as devidas devoluções das taxas extraordinárias, gentileza apresentar fotocópias de todos os boletos de condomínios sempre acompanhados dos comprovantes de pagamento para se levantar os valores a serem devolvidos; serão devolvidos em parcelas, sem correção, na conta bancária indicada pelo (a) locatário (a).

5) GÁS - Retirar a última leitura até a entrega definitiva das chaves e efetuar o pagamento junto ao síndico.

6) AQUECEDOR/PRESSURIZADOR E MOTOR DA BANHEIRA - Se houver algum destes equipamentos, deverá ser solicita a revisão, mas para uma empresa que seja especializada e autorizada, e apresentar o comprovante à Moeda Forte Imóveis Ltda.

7) ALARME – Caso tenha alarme de segurança, deverá ser informado o código ou senha.

8) IMPOSTO DE RENDA - Se o locatário (a) for Pessoa Jurídica, deverá apresentar os DARF´s com os devidos recolhimentos ao Imposto de Renda Retido na Fonte, quitados.

9) CHAVES – Somente depois de atendidos todos os itens anteriores (1 a 8), será efetuada a entrega das chaves e controles remoto (se houverem). É necessário agendar horário com a Moeda Forte Imóveis, junto departamento de administração, para a entrega das chaves.

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AGENDAMENTOS: (41) 3013.6655 ou através do e-mail: moedaforte@moedafore.com.br
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Todas estas instruções têm o objetivo de organização e facilitar o acerto final e entrega das chaves, assim sendo se seguidas todas as orientações e dicas, com certeza esta locação será encerrada da melhor forma. Por isso desde já agradecemos a sua compreensão e lhe desejamos as Bênçãos de Deus em sua nova moradia.

2ª Via do Boleto

Lei do Inquilinato

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